Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Guarulhos poderá crescer mais com nova política industrial
Apesar dos avanços no segmento de serviços, Guarulhos continua sendo uma cidade industrial. Foi apostando neste filão que ela atingiu o posto de terceiro maior arrecadador de impostos no Estado, é o segundo maior parque industrial após a Capital e sedia o maior aeroporto internacional da América Latina. Na avaliação do secretário da Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica), José Carlos Maruoka, o setor industrial vai ficar mais forte, inclusive com a nova política de comércio exterior do atual governo. “Temos contato com o Ministério das Relações Exteriores, através dele é possível obter informações de diversos países que o Brasil mantém relações diplomáticas. Desta forma, é possível o empresário exportar seus produtos, aproveitando o potencial do nosso aeroporto, cujo custo é menor do que embarcar a mercadoria pelo Porto de Santos”, disse.

Para promover o setor industrial da cidade, a Sica lançou o catálogo eletrônico das indústrias, disponibilizando na internet, através do site oficial do município: www.guarulhos.sp.gov.br. Na avaliação de Maruoka, a proposta é democratizar o acesso às informações sobre a oferta produtiva de Guarulhos, além de servir como ferramenta de promoção comercial da indústria local. Para incluir a empresa neste site, não há nenhum custo. Basta enviar os dados à Sica através dos telefones 6421-8401, 6423-6714 e 6423-6715 ou pelo e-mail investir.guarulhos@sp.gov.br

“Qualquer empresa quando pretende abrir filial numa cidade, ela procura reunir o maior número de informações: acessos, infra-estrutura, política local e industrial. Nestes casos, nós orientamos e mostramos quais os melhores locais para instalação. Foi desta forma que trouxemos para Guarulhos a Pial Leagrand, que fechou sua filial em SP e a General Brands para Bonsucesso”, destacou.

Segundo ele, a conclusão das obras do Trevo de Bonsucesso vai trazer diversas indústrias para aquele bairro. “Ali é uma das únicas zonas industriais que vai dobrar de tamanho. É privilegiada por estar perto do aeroporto e da Via Dutra e, no futuro, do Rodoanel”, explicou. Com investimentos naquela região, os moradores terão acesso a asfalto, ainda em número reduzido no bairro, rede de esgoto, maior número de escolas, creches, postos policiais, agências bancárias, e linhas de ônibus de curto percurso.

Na avaliação de Maruoka, a competição industrial não se restringe a Campinas, Santo André ou Ribeirão Preto. “Guarulhos disputa espaço comercial com cidades do México, Venezuela e Estados Unidos. As indústrias procuram local onde o custo de produção seja baixo. Caso seja elevado, elas mudam para outros Estados ou países. Cito o caso da Pfizer, que quase saiu do Brasil”, disse.
Ele reconhece que nas décadas de 70 e 80, a cidade perdeu diversas empresas, principalmente por causa da infra-estrutura deficiente, que em alguns setores, em menor escala ainda persiste, como ocorre na região industrial de Cumbica. “Mesmo assim Guarulhos se manteve como a cidade mais industrializada de SP. Sua posição estratégica e o fato de estar perto das rodovias mais importantes do País, caso da Via Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, além do aeroporto, são credenciais importantes para o empresário”, destacou. O diferencial do Município é a diversificação do seu parque industrial. “Temos grandes laboratórios, indústrias químicas, metalúrgicas, eletro-eletrônicas, além de grande rede hoteleira. Não é igual o ABC, que depende das montadoras de automóveis”, explicou.

O fornecimento de água, afirma Maruoka, era o pesadelo dos empresários que pretendiam investir na cidade. “Hoje conseguimos expandir a rede para diversos pontos e reduzir o problema. Aumentamos as parcerias com as entidades civis, que possibilitou a construção de bases comunitárias, creches, ilhas para policias da Guarda Civil”, disse.
ANO 17 - Nº 76
FEVEREIRO DE 2003

EDITORIAL
É preciso esquecer as vaidades