Palavra do Presidente Nossa Entidade Diretoria Departamentos História Sede e Subsede Colônia de Férias Clube de Campo Instituto Sindiquímicos Benefícios Convênios Serviços Informequim Cursos e Eventos
Sindicato em Ação! Denuncie Associe-se Fale com o Sindicato
Notícias Convenções Coletivas Direitos do Trabalhador Links Interessantes Política de Privacidade
Busca  
Volte para a página inicial Clique aqui para adicionar este Portal à seus Favoritos!
Notícias

Hepatite A atinge 87% dos índios
[13:34 27/08] Informequim

Pelo menos 87% da população indígena do Vale do Javari, em Atalaia de Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus, está contaminada com o vírus da hepatite A, de acordo com resultado de um inquérito sorológico de hepatites virais realizado na região, divulgado pelo Conselho Distrital do Vale do Javari.

 

Segundo o presidente do Conselho, Jorge Marubo, 95% dos indígenas do Vale do Javari com mais de 40 anos estão contaminados e 40% das crianças contraem a doença antes de um ano de idade. A região do Vale do Javari é composta por 50 comunidades com índios de oito etnias.

 

 De acordo com Marubo, foram entrevistados no segundo semestre do ano passado, em estudo coordenado pelo Conselho, 2.334 indígenas. Das 50 comunidades do Vale do Javari, a mais atingida pela doença é a Jaquirana, com 92% dos indígenas infectados pelo vírus.

 

A assessoria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informou que os dados são "infundados". Segundo o líder indígena, a falta de políticas de prevenção à contaminação foi a principal causa dos altos índices da doença. "Nosso temor é que se o descaso continuar nesse ritmo, em menos de 30 anos todas as etnias do Vale do Javari serão extintas", destacou.

 

O estudo mostrou ainda que 68% dos indígenas entrevistados têm hepatite B, o que equivale a 1.832 casos. A faixa etária com maior incidência de hepatite B vai de 20 a 39 anos, com 16,7 % dos indígenas atingidos. Também de acordo com o estudo, quase a metade dos entrevistados (48,7%) está contaminada ainda com a hepatite delta, a forma mais violenta da doença.

 


Leia também...

[10:36 19/11] Há risco de demissões em Manaus
[10:32 19/11] Diminui quantidade de negros empregados
[10:23 19/11] Força Sindical demonstra preocupação.
[13:37 12/11] BELLA DERM - Estética
[12:35 04/11] FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS


Voltar | Home | Imprimir
Logotipo do Sindicato dos Químicos © 2005 Sindiquímicos - Todos os direitos reservados.
Permitida somente a reprodução de textos e imagens desde que citada a fonte.
Reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, D.N.T. nº 221.032 de 1961,
adotado pelo Decreto de Lei nº 1402 sob D.N.T. nº 6.279 de 1941.
Sede: Rua Francisco de Paula Santana, 123 – Macedo – Guarulhos – SP – Fone: +55 (11) 64097800
Logotipo da Neux Comunicação, empresa que desenvolve e mantém o site do Sindiquímicos