Nossa Entidade

Ações de Base
Em nossas ações de base incluem-se as diretamente realizadas com os trabalhadores e empresários e federações representativas desses dois segmentos.

Greves, assembléias, comissões de fábrica, negociações, mesas redondas, reuniões, CIPA’s e campanhas de sindicalização são as ações de base que o Sindiquímicos continuamente realiza.

Estamos sempre próximos aos trabalhadores de nossa categoria, ouvindo, conversando e informando, pois acreditamos que é dessa maneira que poderemos verdadeiramente representá-los.

Convenção Coletiva dos Químicos
O Sindiquímicos de Guarulhos é marcado pelas grandes atuações em defesa da categoria. Exemplo disso é a atual Convenção Coletiva dos Químicos. A estabilidade para gestante foi uma conquista do Sindiquímicos, que depois se transformou em Lei,beneficiando a maioria dos trabalhadores de outros setores.

Nas diversas negociações realizadas com a bancada patronal, o Sindiquímicos foi aumentando os benefícios da Convenção Coletiva dos Químicos. O auxílio creche, no valor mensal de R$ 303,61, para todas as funcionárias revela a preocupação desta entidade com o bem-estar do trabalhador, assim como a conquista da estabilidade para o trabalhador que receber baixa, no Serviço Militar, por até 90 dias.

Convenção Coletiva dos Farmacêuticos
Nas negociações com o setor patronal dos laboratórios farmacêuticos, o Sindiquímicos de Guarulhos também procurou manter e colocar mais conquistas na Convenção Coletiva dos trabalhadores nas indústrias farmacêuticas. Exemplo desse empenho é a cláusula sobre salário substituição, quando num prazo igual ou superior a 15 dias, o empregado substituto fará jus ao salário do substituído.

Outra cláusula trata do caso de dispensa coletiva numa empresa. Desta forma, o empregador deve observar vários detalhes, entre eles os seguintes:
1) demitir inicialmente os trabalhadores, que previamente consultados, prefiram a dispensa;
2) os empregados que esteja recebendo os benefícios da aposentadoria definitiva pela Previdência ou por algum tipo de outra previdência privada;
3) os empregados com menos tempo de casa, dentre eles os solteiros, os de menor faixa etária e os de menor encargos familiares;
4) superadas as dificuldades, a empresa deve dar preferência à readmissão daqueles que foram atingidos por estes cortes.

Acordo Coletivo de Máquinas Injetoras
Comitê Permanente de Negociação - João Pedro Pereira Neto, nosso Diretor Tesoureiro, é Membro do Comitê Permanente de Negociação do Acordo Coletivo de Máquinas Injetoras, de onde teve origem o Acordo Coletivo de Máquinas Injetoras, que tanto beneficiou os trabalhadores do setor de material plástico de nossa categoria.