História

Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos completa 51 anos de uma história de luta, trabalho e muitas conquistas

”Nosso Sindicato se pauta na melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da categoria química a que representa – com ampliação de conquistas salariais e sociais – a fim de assegurar também qualidade de vida aos seus familiares. O trabalhador precisa ter acesso a um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para o crescimento e realização profissional, bem como para os momentos de descanso para que possa desfrutá-lo com a família. Neste sentido, nossa diretoria tem trabalhado de forma perseverante para cumprir seu papel de bem representar seus trabalhadores na relação Capital X Trabalho”
Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímícos

O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos completou 51 anos de existência no dia 5 de outubro. Ao longo deste período, o Sindiquímicos vem sendo referendado pelas novas conquistas e por garantir a manutenção de direitos da classe trabalhadora. Com mais de 23 mil trabalhadores na base de atuação nas indústrias químicas, farmacêuticas, abrasivos, material plástico, tintas e vernizes, fibras, reciclagem plástica, setor de transformação, o Sindiquímicos atua nas regiões de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Igaratá.

Ampliação da Base de atuação

Aos 51 anos, o Sindiquímicos comemora a acertada extensão de sua base de atuação. A fim de se aproximar dos trabalhadores das regiões de atuação. Em 2012 inauguramos a subsede de Terra Preta, contando agora com duas unidades subsedes.

Pioneirismo

Nossa história está marcada por conquistas em que o Sindiquímicos esteve à frente de iniciativas pioneiras, que servem de referência para outras categorias.
O Sindiquímicos foi a primeira entidade a conquistar a estabilidade da empregada gestante, num julgamento do dissídio no TST, em 1972, o que anos mais tarde se transformou em lei, beneficiando as trabalhadoras de outras categorias, cláusula que vem sendo ampliada, a exemplo da Convenção Coletiva de Trabalho dos Químicos que recomenda a extensão da estabilidade para 6 meses para todas as trabalhadoras; auxílio por filho excepcional (extensão de benefícios), além de recomendação de reconhecimento da união estável de pessoas do mesmo sexo; garantias salariais nas rescisões contratuais, entre outros.
Destacam-se as importantes conquistas como a redução da jornada beneficiando trabalhadores da Indústria de Tintas Automotivas DUPONT (atual AXALTA) e a Indústria de Produtos Químicos GENCO, entre outras que compõem nossa base em que as 40 horas já são praticadas, com abrangência pioneira extensiva e assegurada em Convenção Coletiva de Trabalho aos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, além das manifestações em defesa da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem perdas salariais. Também destacamos o Pacto Tripartite para Inserção das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho para o setor Farmacêutico em todo o Estado de São Paulo e a criação do departamento de Inclusão Social em 2007. Nas Convenções Coletivas foram conquistadas cláusulas que vão sendo melhoradas a cada ano, além de programas de geração de emprego com destaque para os aumentos reais de salários e acima da inflação, ampliação e cumprimento de cláusulas sociais e acordo de Participação de Lucros ou Resultados – PLR. Estas conquistas têm possibilitado a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares, bem como seu poder de compra a participação ativa no mercado interno.
O Sindiquímicos oferece aos seus associados e sócios voluntários, convênio médico com valores abaixo do praticado no mercado, além de seguro de acidente pessoal, convênios laboratoriais, clínicos, odontológicos, farmacêuticos, educacionais, ensino de idiomas, de informática, esportes, cultura e salão de beleza, que funciona em amplas instalações da sede da entidade. O lazer e o bem-estar do trabalhador, juntamente com sua família, são contemplados pelo Clube de Campo, em Mairiporã e a Colônia de Férias, em Caraguatatuba, além do Espaço de Lazer e Eventos do Sindiquímicos que proporciona inúmeras atividades sociais e esportivas em Guarulhos com Quadra Poliesportiva, Academia, Sauna, etc. Nos diversos departamentos, a sede dispõe de infraestrutura que viabiliza o atendimento ao trabalhador de forma ágil e dinâmica.
A sede dispõe ainda de infraestrutura para a realização de cursos de qualificação e requalificação profissional, Programas de formação para o incentivo ao primeiro emprego – Projeto Lapidar com duas turmas já formadas, de libras, atividades sociais e esportivas, como aula de judô, karatê, dança de salão, sambarock, entre outras. Seguindo a rua no mesmo lado da sede, o sobrado utilizado pelo salão de beleza e estética funciona em amplas instalações além do atendimento psicológico, entre outros serviços. Todos estes serviços e ações do Sindiquímicos reafirmam o compromisso da atual diretoria que nos últimos anos têm se empenhado em proporcionar qualidade de vida para a família química.
Ao se referir ao aniversário da entidade, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos, destaca o papel do Sindicato como agente social de transformação de toda uma comunidade. “O movimento sindical ultrapassou a discussão dos direitos dos trabalhadores e hoje está inserido em todas as ações sociais da comunidade, promovendo qualificação profissional e qualidade de vida. Reiteramos também nossa importante participação política com destacada atuação no cenário municipal, estadual e federal, em discussões, debates que promovem o bem-estar e o desenvolvimento social e econômico”, assegura.

Atuação na sociedade civil

A participação do Sindiquímicos, como entidade representativa de trabalhadores, em atos promovidos pelas entidades da sociedade civil é de grande destaque. A defesa do emprego, da remuneração justa aos trabalhadores e a manutenção do poder de compra são bandeiras de luta que defendemos e trabalhamos ativamente junto ao Governo para sua manutenção. O Sindiquímicos defende a valorização da PLR e mais saúde e segurança para todos os trabalhadores do ramo químico. Entendemos que, em uma sociedade justa, a classe trabalhadora merece transporte, moradia, segurança, educação e desenvolvimento social e econômico. Importantes e imprescindíveis têm sido a participação do Sindiquímicos empunhando a bandeira da pauta trabalhista como: Fim do Fator Previdenciário; Jornada de 40 horas semanais sem perda salarial; Reajuste digno aos aposentados; Mais investimentos em saúde pública, educação pública e segurança; Transporte público de qualidade; Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização; Reforma agrária; Fim dos leilões do petróleo; 10% do (PIB) Produto Interno Bruto para a Educação pública; 10% do PIB para a Saúde; a permissão para a entrada de médicos estrangeiros no País para trabalhar nas periferias das regiões metropolitanas e no interior do Brasil

Sindiquímicos e a importante representatividade no movimento sindical

Presente nos movimentos sindicais de abrangência nacional, o Sindiquímicos é uma entidade com importante representatividade para a categoria dentro de entidades nacionais como Força Sindical Nacional, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ e Secretaria Nacional dos Químicos. O Sindiquímicos também tem participação na IndustriALL Global Union. Atuante, o Sindiquímicos possui grande representatividade em entidades estaduais e municipais na luta e defesa do direito do trabalhador, como Força Sindical de Paulo, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR, Força Sindical Regional Guarulhos. Toda esta atuação consolidou o setor químico e farmacêutico no Brasil, além de propiciar uma importante contribuição para assuntos de interesse social, econômico de toda a sociedade, em que está inserido.

Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS

Neste ano de 2013, nós do Sindiquímicos e da representação química, comemoramos a acertada indicação de Antonio Cortez Morais, vice-presidente de nossa entidade, como conselheiro representante da Força Sindical. No Conselho Cortez tem pautado o grupo com assuntos pertinentes ao dia a dia do trabalhador, como Nexo Causal, Renúncias Previdenciárias, Desoneração da Folha de Pagamento, entre outros e participado ativamente de discussões que tratam da reforma da Previdência e o seu futuro, relacionando sua importância aos beneficiários, assim como a preocupação do movimento social com os trabalhadores da ativa que precisam de garantias futuras para adesão ao sistema.

Acessibilidade, Transporte e Moradia

A criação do departamento de inclusão social é indicativo de políticas sociais em busca da integração, acessibilidade e inclusão profissional às pessoas com deficiência e o curso básico de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais foi desenvolvido com sucesso pelo departamento Social em nossa sede, em outras dependências da entidade sindical e nas empresas. O Sindiquímicos também sempre se pautou em atuações na sociedade civil para o acesso à transporte e moradia, além de programas de saúde, educação e desenvolvimento social e econômico.

Sindicato promove Turismo social

O Sindiquímicos promove Turismo social. Com o projeto Conheça o Brasil proposto pelo departamento social e da mulher, o turismo social já teve seu sucesso referendado por associados e trabalhadores da categoria. Por meio de pacotes turísticos sob medida, as viagens a pontos turísticos de todo o país propicia integração social dos viajantes com a comunidade. O Turismo social já levou associados e trabalhadores Caraguatatuba, Paraty, Campos do Jordão, Rio de Janeiro, Caldas Novas, Beto Carrero World e Oktoberfest em Santa Catarina, Porto de Galinhas. O Projeto também já estreou o roteiro internacional com viagem a Foz do Iguaçu e em iniciativa inédita, programa o reveillon de 2013 na Itália.

A história do Sindiquímicos

Antonio Rodrigues de Freitas levou os primeiros militantes para se encontrar em sua casa, na Rua Luzia Balzani, Vila Moreira, região Central da cidade. “Não imaginávamos que o Sindicato cresceria tanto”, recorda. As primeiras deliberações eram feitas em intervalos de trabalho, almoços, jantares, encontro em botecos e bares da região. Na casa de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, o espaço era dividido com os primeiros membros da categoria. Segundo Freitas, a primeira assembleia destruiu o jardim da casa por causa do número de pessoas presentes. “Os primeiros membros fundadores foram o Ângelo Dantas Dias, Otávio de Oliveira Barbosa, Humberto Alves de Carvalho, Laudivino e José Dijoli”, lembra Freitas, que reconhece a importante atuação dos companheiros. O primeiro presidente foi Ângelo Dantas Dias, quando o Sindicato ainda era uma associação. A associação mantinha em sua casa uma cooperativa de alimentos, dentista e cabeleireiro. Em 1965, outras categorias passaram a procurar a entidade e a casa da Rua Luzia Balzani ficou pequena para as assembléias, que eram realizadas no quintal da frente da residência e parte da rua. Em 1966 foi comprado o terreno da atual sede, inaugurada no início da década de 80. Na metade dos anos 70, o Sindiquímicos conquistou a estabilidade para gestantes, que anos mais tarde se transformou em Lei, beneficiando todos os trabalhadores de outras categorias. Depois conseguiu a inclusão da média das horas extras habituais incorporadas às férias e ao 13º salário e aos valores das verbas rescisórias.

Um ideal

Nesta tarefa de criar a associação, os trabalhadores tiveram a importante colaboração de Evaristo Gimenes, grande articulador do Partido Comunista do Brasil, o Partidão e importante líder sindical e político de Guarulhos. Gimenes faleceu em 13 de agosto de 2010. No dia 15 de maio de 2009, Raimundo Rodrigues Alves Filho, então diretor do Departamento dos Aposentados e Pensionistas do Sindiquímicos e Antonio Cardoso dos Santos, responsável pelo núcleo de Conciliação Prévia estiveram em visita à Evaristo Gimenes. À época, o Gimenez aos 82 anos estava acamado por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) o que o impossibilitou de se expressar em palavras, mas fez questão de demonstrar sua alegria apresentando materiais sobre a época e a história de sua vida que muito se confunde com a militância política e social no movimento sindical. Eldemir Aguiar, um dos principais articuladores da fundação do Sindicato, também faz questão de recordar esta época. Ele que vinha de uma experiência positiva do setor metalúrgico foi à Federação dos Químicos buscar elementos para as primeiras articulações. “Lá na Federação obtivemos importantes direcionamentos para as primeiras ações. Foi uma fase muito importante de nossa vida e de conquista para a categoria”, fala. Antonio de Freitas reconhece a positiva participação de Eldemir na articulação da então associação. “O Eldemir nos representou em encontro com Franco Motoro no Sindicato dos Metalúrgicos”, disse. A tarefa de fundar o Sindiquímicos não foi bem recebida pela Norton, onde trabalhava a maioria da diretoria da entidade, havia muitas especulações e logo a empresa começou a demitir os funcionários ligados ao sindicalismo. “Em 1961 fizemos uma greve por causa disto”, lembra Freitas. Quem sustentava o Sindicato era a diretoria, que se cotizava entre si para tocar o Sindicato. Apesar das dificuldades, esta primeira diretoria trabalhou bastante. Comprou o terreno onde se localiza a sede central da entidade, criou uma cooperativa e participou ativamente das mobilizações sindicais antes do golpe militar de 1964.

Intervenção Militar

Durante os governos militares, líderes sindicais de todo o país foram parar na cadeia, na clandestinidade e no exílio. Em 1964, toda a diretoria foi cassada e o Sindicato ficou sob intervenção. Mas os químicos nunca desistiram de lutar pela redemocratização do País. Só depois de 1978 é que os sindicatos voltam a respirar. Com o Regime, um interventor (Joel Scatolin, funcionário da Norton) passou a presidir o Sindicato. Quando os militares assumiram o poder, a primeira ação do então presidente, Raimundo Pereira dos Santos, foi queimar vários documentos do arquivo, inclusive fotos. Assustado, Raimundo se afastou do Sindicato e mudou-se para o Nordeste. Esta época foi de muita dificuldade, poucas ações e preocupações para quem permaneceu no Sindicato. “O primeiro ato dele foi proibir qualquer tipo de reunião no local. Mas ignoramos e continuamos a militância até conseguirmos tirá-lo”, diz Antonio Cardoso dos Santos, ex-presidente em duas gestões (1967/70 e 1973/76). “Foi neste período que enfrentamos a dura barra da repressão”, fala João Pedro da Silva, ex-presidente da entidade entre 1970 a 1973 e 1976 e 1988. Em 1966 foi comprado o terreno da atual sede. A construção foi iniciada em meados de 1980 e a inauguração aconteceu em 1982.

Autoridades parabenizam o Sindiquímicos

“Parabéns ao Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região pelo aniversário de 51 anos. A história de nossa cidade se confunde hoje com a história da luta dos químicos por melhorias na condição de vida de nossa população”
Sebastião Almeida, prefeito de Guarulhos

“Gostaria de parabenizar todos os membros do Sindicato dos Químicos de Guarulhos – Sindiquímicos, seus associados e o presidente Antonio Silvan Oliveira, pela comemoração de 51 anos de existência. Em todos esses anos muitas lutas e conquistas marcaram sua trajetória junto a esta importante categoria de trabalhadores. Parabéns!”
Dr. Márcio Pampuri, prefeito de Mairiporã

“51 anos de compromisso junto aos trabalhadores não é para qualquer sindicato. Parabéns à família dos químicos e farmacêuticos de Guarulhos por esta importante data. 51 é uma boa ideia para ser comemorada”
Janete Rocha Pietá, deputada Federal

“Saudamos os 51 anos do Sindiquímicos que são marcados por uma história de lutas e conquistas. Um Sindicato, combativo e cidadão, representado por uma diretoria compromissada com o futuro da classe trabalhadora, é presidido pelo companheiro Antonio Silvan Oliveira, que também não mede esforços para concretizar ações nas mais diversas esferas, valorizando a vida da categoria. São atividades desenvolvidas nas áreas saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, formação, qualificação e re-qualificação profissional, educação, raça, etnia que pautam o dia a dia desta importante entidade. A diretoria, funcionários e assessores do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região estão de parabéns pelo trabalho desempenhado em mais de cinco décadas na defesa da categoria, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática”
Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR

“O Sindiquímicos tem marcado a sua história e trajetória, pelas lutas e conquistas ao longo dos seus 51 anos de atuação em favor dos trabalhadores do setor”
Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical do Estado de São Paulo

Diretores deixam suas mensagens

“Saudamos nosso Sindicato, funcionários, colaboradores, diretores e trabalhadores e reafirmamos comprometimento, com os trabalhadores da categoria química na luta pelos direitos da classe trabalhadora. Juntos somos mais fortes”
Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos

“51 anos de existência. 51 anos defendendo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria química e similares de Guarulhos e Região. Parabéns a todos e a todas que acreditaram e trabalharam com firmeza nesses 51 anos. Parabéns pelo Sindicato forte que juntos, organizamos. A nossa luta é infinita. A força que falta para fortalecermos as lutas e conquistas está no querer de cada um de vocês! Estejam conosco para juntos construirmos um Sindicato mais forte”
Antonio Cortez Morais, vice-presidente

”A sociedade muda a todo instante, o que fomos ontem, com certeza não somos hoje e não seremos o mesmo amanhã. 51 anos de existência nos obriga, como lideres sindicais, estarmos sempre à frente dos acontecimentos para nos aproximar das necessidades dos nossos representados” Reginaldo Araújo Sena, secretário-geral

”Há 51 anos unidos e realizando nosso principal objetivo: dar voz ao trabalhador. Nossa vitória é a sua história” João Pedro Pereira Neto, diretor

”O Sindiquímicos junto a seus trabalhadores transformaram esperança em realidade, trabalho em vida e organização em conquista. Buscamos apoio e fortalecimento no decorrer destes 51 anos e muitos deixaram as suas marcas nesta história. Parabéns a todos os trabalhadores do Sindiquímicos”
Vilma Pereira Pardinho, diretora

“Destes 51 anos de história, eu integro 33 anos de colaboração e trabalho. Ao longo do tempo, muito foram as conquistas e momentos de luta, demandas e pautas trabalhistas que precisaram do empenho dos diretores e de trabalhadores do Sindiquímicos. Dentre as principais conquistas, o destaque vai para os diálogos obtidos para que as pautas fossem relacionadas e as demandas atendidas. Muito ainda precisa ser feito e, claro, precisamos do entendimento dos trabalhadores e empregadores para chegarmos a um consenso que beneficie a todos”
Luiz Carlos Concilho, diretor

”São 51 anos de história. 51 anos transformando a vida dos cidadãos. Parabéns ao presidente, a toda diretoria, associados, enfim, a todos que fizeram e fazem parte desta caminhada. Parabéns família Sindiquímicos”
Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão, diretor

“O Sindicato é tudo para o trabalhador e em sua luta por melhorias da condição de trabalho. Ao longo destes 20 anos de minha contribuição no Sindicato, destaco inúmeras conquistas como PLR, Cláusulas Sociais e Econômicas. Nestes 51 anos de atividade, o Sindicato esteve ao lado do trabalhador da categoria e se compromete a trabalhador por ainda mais conquistas”
Almir Marinho Nascimento dos Santos, diretor

“Esta é uma data muito importante de aniversário do nosso sindicato, não só para nós que fazemos parte da diretoria, mas também para todos os trabalhadores do ramo químico que diariamente ajudam a construir esta história de lutas e conquistas. Parabéns a todos”
José Ailton Silva, diretor

“Parabenizo o Sindiquímicos pelo trabalho ao longo de 51 anos e agradeço a categoria pela confiança ao nosso trabalho. Destaco o crescimento da entidade, que com o compromisso e sua atuação social, econômica e política no setor e no cenário em que atuamos, têm se mostrado aguerrida e combativa. Juntos trabalhamos com empenho e união”
Carlos Roberto Vieira, Mineiro, diretor

”São 51 anos de criação em que em todo o período, a categoria foi representada com orgulho e dedicação por esta entidade. E assim, continuará por muitos e muitos anos. Parabéns a todos”
José Angelo Trevizolli, diretor

“São 51 anos em que podemos enumerar histórias de luta, conquistas, trabalho, seriedade e perseverança. Estes são os lemas que movem o nosso trabalho e que, certamente, trará mais vitórias aos trabalhadores. A luta pelos direitos dos trabalhadores é contínua e requer empenho e compromisso. Parabéns a todos pelos 51anos”
Sérgio Luiz Vespasiano Tavares, diretor

“O Sindiquímicos chega aos 51 anos com uma história de sucesso e compromissado com os trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho. Orgulho-me por integrar esta família há sete anos e espero poder contribuir ainda mais para que o trabalhador tenha o seu direito assegurado. Parabéns!”
José Valdir de Alencar, diretor

“Parabéns Sindiquímicos por mais de meio século de sucesso, lutas, conquistas e vitórias para os trabalhadores da categoria. Que possamos seguir com o compromisso de novas conquistas”
Jorge Franco Gonçalves, diretor

“Por meio da união e parceria da diretoria, os trabalhadores têm obtido importantes conquistas sociais e econômicas que vão além das melhores condições de trabalho e chegam aos familiares, proporcionando o bem-estar e qualidade de vida. Parabéns a todos”