Departamentos

Departamento de Inclusão Social do Sindiquímicos

Visando a qualificação profissional e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, em iniciativa pioneira, o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos criou em outubro de 2007, o departamento de inclusão social.

Com Antonio Messias, o Toninho Messias, como diretor responsável, o departamento é hoje uma importante ferramenta de fomento da cultura da inclusão social em sua total amplitude, com direitos assegurados, inclusive, em atendimento a lei de cotas nas empresas, associada às ações que assegurem a qualificação profissional, a acessibilidade e tantas outras resoluções que a medida pede.

Ao falar de inclusão social, o diretor Toninho Messias, que é também, secretário estadual e nacional de Assuntos e Direitos da Pessoa com Deficiência da Força Sindical e vice-presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência – CMAPD Guarulhos, é enfático em defender a inserção dos trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho. “Empregar pessoas com deficiência compensa”, e ainda relaciona as vantagens: Esta é uma realidade de hoje no mundo do trabalho.

Empregar deficientes tem muitas mais vantagens do que os subsídios aos quais as empresas têm direito.
Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público, com direito a educação, lazer, saúde, transporte, qualidade de vida, entre outros.

Com a inclusão social, o Sindiquímicos tem uma nova era. Sensibilizar as pessoas quanto à criatividade e potencialidade das pessoas com deficiência, além de suas capacidades tem sido uma importante bandeira. Ampliar esta discussão com um olhar voltado às pessoas, de forma igualitária, considerando que todos têm suas limitações, seja deficiente ou não, têm sido o grande desafio do departamento. “Independente da limitação, quer ser física, intelectual, ou de qualquer gênero, lidamos com pessoas maravilhosas e que são capazes de surpreender”, diz Messias.

São de responsabilidade deste departamento as seguintes atividades:

Conquistas

Em iniciativa inédita, Sindiquímicos e Avape assinaram em 21 de setembro de 2010, o termo de compromisso para a Implantação do Programa de Reabilitação, Capacitação e Inclusão Profissional às pessoas com deficiência. Esta parceria visa criar condições necessárias para o aumento da escolaridade, qualificação, preparação e inserção das pessoas com deficiência nas empresas. O Sindiquímicos é parte integrante desta ação e com esta iniciativa, houve um entendimento entre os diversos atores da sociedade em atendimento a lei de cotas, que precisa ser cumprida em sua totalidade, ou seja, com trabalhadores inseridos e produzindo dentro das empresas. O programa está em vias de viabilização.

Pacto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no setor Farmacêutico

Entidades sindicais, Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo – Sindusfarma, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo – Fequimfar renovaram o pioneiro Pacto Tripartite para Inserção das Pessoas Com Deficiência no Mercado de Trabalho em cerimônia realizada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo – SRTE-SP em 3 de março.

O termo final com assinatura foi oficializado nesta sexta-feira, dia 11 de março, na sede da Fequimfar. Além da contratação, o pacto prevê a qualificação profissional das pessoas com deficiência

O sucesso do programa é realçado pelos números. Em 2006, as empresas farmacêuticas empregavam apenas 175 trabalhadores com deficiência. De lá para cá, a contratação de Pessoas Com Deficiência (PCD) no setor aumentou mais de oito vezes (1.443).

Pelo acordo, as empresas que aderirem ao pacto têm um ano para preencher as cotas de funcionários deficientes previstas na Lei 8213, de 1991. Essa lei determina que as empresas com 100 funcionários ou mais tenham, no mínimo, 2% de trabalhadores com deficiência no seu quadro de funcionários.

Os Sindicalistas defendem e é consenso entre os parceiros à criação de comissão permanente de discussão e fiscalização para garantia de sua eficácia e cumprimento de metas.

Pioneirismo

O segmento farmacêutico foi pioneiro na criação de um programa de incentivo à contratação e qualificação de pessoas com deficiência, que começou em 2006, com a criação de uma Convenção Coletiva de Trabalho. Desde então, o documento foi sendo atualizado e melhorado, resultando no Pacto Tripartite para Inserção das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Atribuições

Fiscalizar o cumprimento do pacto é uma das atribuições da pasta de Messias, além da promoção de eventos que trate da inclusão.

“(...) a recompensa pode ir muito além do consolo moral de se praticar um ato socialmente útil... Não é por filantropia ou miserabilismo que emprego deficientes. É por pura vantagem competitiva."

Fonte: Empregar Deficientes Compensa