Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Guarulhos tem novo subdelegado do Trabalho
Os problemas mais graves estão relacionados à informalidade do contrato de trabalho de forma fraudulenta

O novo subdelegado do Trabalho em Guarulhos, Eduardo Halim José do Nascimento, em substituição a José Mauro do Carmo, transferido para São Bernardo do Campo, promete estreitar o relacionamento com as entidades sindicais. “A nossa idéia é trabalharmos cada vez mais em parceria, que já praticamos há muito tempo. Desta forma, atacaremos os nossos problemas mais graves, relacionado à informalidade do contrato de trabalho, hoje mascarada de diversas formas, como cooperativas fraudulentas de trabalho, com terceirização utilizando este mecanismo”, afirmou.

A saúde e segurança do trabalhador também merecerão destaque. Ele sugere que os sindicatos ao tomar conhecimento do problema, procurem a DRT. “Assim vamos agilizar as nossas ações, agindo diretamente sobre a questão”, disse. A exploração do trabalho infantil e do adolescente também estão entre as prioridades da nova gestão da Subdelegacia Regional do Trabalho em Guarulhos. “Não vamos nos esquecer da sonegação do FGTS. O trabalhador tem o direito de consultar na Caixa Econômica Federal o seu Fundo de Garantia, utilizando o cartão do cidadão. Ao verificar o não-depósito no seu FGTS, ele precisa denunciar ao Ministério do Trabalho pessoalmente ou pelo seu Sindicato, para providências serem adotadas”, explicou. Após a denúncia, a fiscalização levanta o débito, constitui o crédito e passa à Procuradoria da Fazenda Nacional a cobrança da empresa sonegadora do benefício. “Temos vários problemas relacionados ao FGTS em Guarulhos agimos o mais rápido possível, porque o Fundo de Garantia está entre as nossas prioridades. O FGTS é muito importante para o trabalhador, o governo, pois financia projetos sociais como habitação popular e saneamento básico”, destacou.

Para o antigo subdelegado do Trabalho na cidade, agora na subDRT de São Bernardo do Campo, José Mauro do Carmo, o seu substituto merece toda confiança das entidades sindicais de Guarulhos. “Deixo um colaborador de extrema confiança, pessoa íntegra e com grande capacidade de trabalho. Sentirei saudades, pois tive muita cooperação de todos os sindicatos, além de grande cooperação, principalmente dos Químicos”, frisou.
ANO 17 - Nº 78
MAIO DE 2003

EDITORIAL
Quem será o próximo?