Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Furp é campeã em acidentes de trabalho
A diferença entre a Hansa, segunda colocada com oito ocorrências nos últimos três anos, e a Furp é de 144%

A Furp é a empresa que registra o maior número de acidentes de trabalho na categoria: de 6 ocorrências em 2001 subiu para 22 no ano passado. Crescimento de 266%. Este é o resultado da pesquisa realizada, através das cópias de CATs enviadas ao Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região, envolvendo 132 das empresas pertencentes à categoria na sua base. As segundas e terceiras colocadas deste ranking são Hansa, com cinco acidentes em 2000, três em 2001 e um no ano passado, e Taurus com cinco ocorrências em 2002 e Norton com dois acidentes em 2000, dois em 2001 e outro em 2002. A diferença entre o número de acidentes registrados na Furp e Hansa é de 144%. Em relação à Taurus sobe para 340%. A probabilidade de um empregado se machucar, mesmo sem gravidade, é maior na Furp do que na Hansa ou Taurus, mesmo com essas duas tendo apenas o suporte de cipeiros, enquanto na Furp há técnicos, médico e engenheiro; todos especializados em segurança do trabalho.

Para complicar a situação, de acordo com diretor Severino Marques da Silva, do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato dos Químicos de Guarulhos , a Furp tem o Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) com cinco profissionais responsáveis pela segurança do trabalho na empresa. “Ela tem técnicos de segurança, médico do trabalho e engenheiro, além de cerca de seis funcionários na Cipa. A Hansa, com menos de 100 funcionários, conta com apenas dois cipeiros e mesmo assim registrou poucos acidentes”, afirmou.

O número elevado de pessoas envolvidas nas ocorrências preocupa o sindicato. “Nunca tivemos uma empresa com tanto acidentes de trabalho na cidade como a Furp. A maioria foi notificada no INSS. Ou seja, o funcionário foi afastado. Caso a situação não melhore, pediremos a intervenção do Ministério Público, porque é inadmissível a Furp apresentar número tão alto”, explicou. O número de funcionários, na avaliação de Severino, não pode ser utilizado como desculpa. “A Pfizer com quase 500 empregados teve três acidentes de trabalho desde o ano 2000”, afirmou.

O elevado número de acidentes de trabalho na Furp é mais grave, por tratar-se de empresa pertencente ao governo de SP. O trabalho dos profissionais de segurança e medicina do trabalho é definido pela NR-4, aprovada pela Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214/78. “É o presidente da República quem aprova essas normas (NR) e cabe ao Ministério do Trabalho a regularização. Quem desrespeita está ferindo uma lei federal”, explicou.

Na cláusula 58 da atual convenção coletiva, as empresas são proibidas de utilizar os técnicos especializados em segurança e medicina no trabalho, durante o horário da sua atuação nos serviços de prevenção, em outras funções. “Porém, os técnicos de seguranças são Office boys. Eles são utilizados para fazer homologações e comprar vale-transporte. O técnico ou médico do trabalho precisam observar os funcionários para evitar riscos de acidentes. Detectar equipamento com defeitos e forma irregular de prestar serviços, como o empregado carregar peso acima de sua capacidade,” argumentou.

Opinião

Há informações de que acidentes e doenças ocupacionais, que são encaminhados ou tratados internamente nos ambulatórios das empresas, não ocorrem comunicações de acordo com a lei. Desta forma, este número de acidentes pode ser maior.
Aparentemente, esta preocupação da empresa, pode representar um benefício ao trabalhador, num primeiro momento. Por que o atendimento no ambulatório é rápido, enquanto na Previdência é lento. O risco é de que esse acidente registrado, mais tarde resulta em alguma seqüela, e o funcionário não tem meios de responsabilizar a empresa. Por isto que o Sindicato atua com mais energia e espera a colaboração e apoio dos funcionários.
ANO 17 - Nº 76
FEVEREIRO DE 2003

EDITORIAL
É preciso esquecer as vaidades